sábado, 26 de março de 2016

Instalando a Rom Mokee - Via Script e/ou manualmente

Muitos usuários gostam de instalar roms custom no seu Smartphone, eu sou um desses. Como sei que esses usuários gostam de versões mais limpas e também de algo mais próximo de Android nativo (o chamado puro), resolvi montar esse post e sugerir a Rom MoKee que apesar de ser versão Testing está bem estável.

Nesse processo é importante saber que vamos precisar que o celular esteja com o Bootloader debloqueado e também com o TWRP instalado para poder instalar o GAPPS (apps do Google).
Então vamos lá!

Primeiro caso não tenha o bootloader desbloqueado e o TWRP, segue o link que contém os scripts para efetuar esses dois processos >> Scripts
Basta executar os scripts de desbloqueio e do TWRP.

Arquivos para o Sistema

Faça o downloads primeiro do arquivo que contem o Script de instalação, o Kernel e a Rom do Sistema (Mokee) >> Arquivos do Sistema
E também baixe o GAPPS, estou disponibilizando a versão básica aqui >>>  GAPPS

Baixado os arquivos copie o arquivo GAPPS (open_gapps-x86-5.1-pico-20160219.zip) para o cartão de memória do celular, tem que ser no cartão porque o processo vai apagar os dados do celular, feito isso vamos seguir com a instalação.

Instalando com Script:

1 - Conecte o Zenfone 5 no PC.
2 - Ao terminar de baixar o arquivo Mokee.zip extraia em algum lugar de fácil acesso, e não altere ou mude os arquivos de local.
3 - Execute o script: Instalar Mokee.bat
4 - Aguarde terminar a execução!
5 - Ao terminar ele vai iniciar o Zenfone 5 e carregar o sistema, caso queira configurar sem problemas, porém você vai estar sem os apps do Google. Para instalar os apps do Google vamos para o TWRP.
6 - Desligue o Celular, com ele desligado Segure o Power e Volume +, quando aparecer o símbolo da Asus conte até 3 e solte, com os botões de volume vá até: Recovery e com ele selecionado aperte Power e aguarde que vai entrar no TWRP, lá vá na opção INSTALL, por padrão o sistema deve mostrar os arquivos que estão no celular, então clique em Storage e altere para o cartão, e indique o arquivo do GAPPS (open_gapps-x86-5.1-pico-20160219.zip), e deslize a seta para direita e aguarde terminar, terminando basta clicar no botão Reboot System, e aguardar carregar, o sistema já estará com a Play Store instalada e Google, clique no app da Play Store e configure.
7 - Prontinho! Eu fiz esse processo completo em 15 min.
8 - Deu erro? Não se desespere, siga o passo manual abaixo!!

Instalando Manualmente:

1 - Entre no modo Bootloader/Droidboot. Se não sabe como, siga: Desligue o Celular, com ele desligado Segure o Power e Volume +, quando aparecer o símbolo da Asus conte até 3 e solte, e mantenha o celular nessa tela.
2 - Conecte o Zenfone 5 no PC.
3 - Ao terminar de baixar o arquivo Mokee.zip extraia em algum lugar de fácil acesso, e não altere ou mude os arquivos de local.
4 - Vá onde extraiu os arquivos e segure o botão Shift do teclado e clique com o botão direito sobre a pasta adb, e vá até a opção: Abrir Janela de comando aqui
5 - Na janela de comando que abrir digite os comandos abaixo (cada linha é um comando):
fastboot erase data
fastboot erase userdata
fastboot erase cache
fastboot reboot-bootloader
fastboot flash boot bootMK-20160324_2-SELinuxPermissive.img
fastboot flash system systemMK-20160324-EXPERIMENTAL.img
fastboot erase data
fastboot erase userdata
fastboot erase cache
6 - Nesse ponto o sistema já está instalado, como vamos precisar instalar o GAPPS, não vamos reiniciar ainda, então no celular com os botões de volume vá até Recovery, e selecione com Power.
7 - Aguarde que vai reiniciar e entrar no TWRP, lá vá na opção INSTALL, por padrão o sistema deve mostrar os arquivos que estão no celular, então clique em Storage e altere para o cartão, e indique o arquivo do GAPPS (open_gapps-x86-5.1-pico-20160219.zip), e deslize a seta para direita e aguarde terminar, terminando basta clicar no botão Reboot System, e aguardar carregar, o sistema já estará com a Play Store instalada e Google, clique no app da Play Store e configure.
8 - Prontinho agora é só usar o sistema.

Dicas: Para ativar o root, vá em Configurações, depois em Sobre, clique várias vezes sobre Número da versão até aparecer que você é um desenvolvedor. Volte e entre em Opções de desenvolvedor que estará habilitado, e veja a opção Acesso Root e basta habilitar!

Mas simples impossível hein? Qualquer duvida estarei respondendo com o tempo aqui no blog!

Lembrando que a Rom eu peguei do XDA e o link do tópico segue abaixo:

Mokee Testing - Forum XDA

Abraços e sorte!