quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Como atualizar Zenfone 5 de Kit Kat v54 para Lollipop 78

Bom, já não é novidade, a Asus liberou uma atualização: WW-3.24.40.78.  Que como no descritivo promete: ajustar problema de sincronização de vídeos e audio, volume de audio com aumento, problema de aquecimento do celular corrigido e novas opções de economia de energia, e outras coisas, citei as que acredito serem as mais importantes.
Apesar de alguns usuários falarem que melhorou a autonomia da bateria, eu sempre penso que se você dá opções que apenas desabilitem serviços, isso não é melhorar a bateria, isso é maquiar o erro de projeto, passando a usar alternativas devido a grandes reclamações. Mas isso é assunto para ser tratado em fóruns e grupos de redes sociais, aqui estamos para mostrar como fazer a atualização.
Primeiro quero deixar claro que por algum motivo a Asus retirou o link do site de suporte, no momento que estou escrevendo esse post (22:00hrs do dia 29/10/15) o link não foi encontrado nem em outros nem em Android (para quem já visitou o site da Asus sabe o que é).
Então, para poder baixar essa versão que estamos falando você deve baixar pelo link direto abaixo, e entenda que você deve fazer por conta e risco essa atualização:
O importante após baixar é que você deve mover para o armazenamento interno do seu celular, não pode ser no cartão SD. Se baixar no computador, você vai visualizar duas pastas (caso tenha cartão SD), parecidas ou iguais ao print abaixo:
armazenamento
Abra o armazenamento interno e cole o arquivo baixado, sem alterar o nome e sem extrair, ficando assim:
armazenamento2
Quando você remover o cabo usb, vai aparecer a notificação que há uma atualização. Sendo que aparecerá na barra o sinal de alerta, clique no sinal de alerta, e vai abrir a opção de atualizar para a versão que baixou:
atualizar

Clique em OK, seu celular ira reiniciar, e vai começar a atualização (o numero da versão está oculto, porque para outras atualizações possivelmente será o mesmo processo).
Obs.: Se você baixar diretamente do celular, mova o arquivo para o armazenamento interno, de forma que fique na raiz do celular. Nesse caso, após copiar se ele não reconhecer que existe atualização, reinicie o celular, que ele deve detectar. Lembro mais uma vez que você não deve alterar o nome do arquivo, ou extrair.
A atualização aqui no meu celular, levou em torno de 20 min. Depois de confirmar o OK, o celular vai desligar, vai ficar no Android fazendo o upgrade, ele vai desligar e vai novamente entrar no Android. Essa parte vai demorar uns 10 min. Ao reiniciar ele vai ficar muito tempo na tela da Asus, então não desligue o celular, aguarde.
Ao carregar o sistema, vai notificar que foi feito com sucesso:
atualizar2Poderá verificar na versão que já deve constar a nova:


 

Uma sugestão que dou depois de atualizar, é fazer o backup e depois voltar o padrão de fábrica (hard reset), assim você elimina qualquer vestígio da versão anterior.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se me perguntarem se vale a pena a atualização, a minha resposta a principio seria: Se você está no Lollipop: Sim, vale a pena, ele está aquecendo menos (pode ser impressão minha), tem opções de uns temas legais, e possivelmente terá novos, por isso vale arriscar.
Encontrou algum erro: Não, pelo contrário, assisti uns 10 vídeos no navegador e no Youtube e não teve o lag de áudio e vídeo que havia antes, mas vale mencionar que desabilitei o som nas notificações do Facebook, mas ele continuou dando o alerta sonoro para isso.
Notou alguma melhora na bateria? Não, eu não notei isso, como falei lá no inicio, alguns dizem que sim, outros dizem que mesma coisa, eu me enquadro na segunda opção.
Posso fazer a atualização mesmo com o root? Sim, desde que ao ter feito o processo do root não tenha efetuado o desbloqueio do bootloader, pois ai sim é 90% de chance de dar erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário