terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Downgrade para KitKat ou Resolver Loop Infinito no Zenfone 5



Com as atualizações da ZenUi e versões do Android para o Zenfone 5, tivemos alguns casos de loop infinito ou até mesmo insatisfação quanto a usabilidade do celular.

Com isso vem as perguntas: Como resolvo o loop infinito? Tem como Fazer o Downgrade? Sim, nós temos a solução. Porém como sempre gosto de falar, seguem minhas observações:

1 – Faça por conta e risco, estamos apenas passando como efetuamos e deu certo.

2 – Tenha instalado os drivers do celular (links no decorrer do post).

3 – Isso vai apagar todos os dados do celular (não do cartão SD).

4 – Faça com tempo e com o celular carregado se possível.

Que tal começarmos? Então mãos a obra.

Primeiro, indiferente de estar ou não instalado os drivers do celular, caso não tenha, baixe e instale diretamente do site da Intel pelo link abaixo:

DRIVERS INTEL

Após instalar os drivers da Intel, vamos efetivamente começar a executar os passos para recuperar ou fazer o downgrade para a versão do Kit Kat 4.4.2 (WW-2.22.40.54)

Baixe a Stock Rom: DOWNLOAD STOCK ROM
Baixe a Recovery: DOWNLOAD RECOVERY (opcional, o arquivo abaixo já contém o recovery).
Baixe o Adb no link: DOWNLOAD ADB

Agora primeira coisa é extrair o arquivo que acabamos de baixar platform-tools.zip para um lugar de fácil acesso. Após extrair será criado uma pasta com o mesmo nome, igual o print abaixo:
Copie a Stock Rom e o arquivo recovery.img que baixamos anteriormente para dentro dessa pasta:

Agora para adiantar nossa jornada, vamos abrir a janela de comando dentro da pasta. Para fazer isso, segure o botão Shift do teclado e clique com botão direito do mouse em algum lugar vazio dentro da pasta do platform-tools e escolha: Abrir Janela de Comando Aqui.

Ao confirmar será aberto a janela de comando parecida com a abaixo:

Bom vamos deixar por enquanto essa janela para segundo plano, e vamos para o celular. Porém não feche essa janela, pois iremos retornar para digitar os comandos no decorrer do post.
Desligue o seu celular e com ele desligado segure Power e Volume +, ao aparecer o símbolo da Asus, solte apenas o Power (se continuar segurando ele desliga novamente). Você deve estar numa tela parecida ou igual aos prints abaixo:



         

Nessa parte se não estiver conectado o celular no PC, conecte para dar seguimento. Após conectar, volte na janela de comando, que abrimos no PC, e digite: fastboot flash recovery recovery.img e confirme com enter.

Essa parte é rápida, e se o PC reconheceu seu celular: Vai dar uma mensagem de OK na tela do celular.Agora com as teclas de volume vá até aparecer Recovery ou Recovery Mode, e confirme apertando Power (é apertando e não segurando hein!). O celular vai reiniciar e entrar numa tela igual ou parecida com a abaixo:

Nessa tela aperte ao mesmo tempo Power, Volume + e Volume - (novamente aperte e solte, não segure por mais que 3 seg ou será reiniciado o celular), isso pode demorar de acertar, pois tem que ser ao mesmo tempo, então se tiver dificuldades insista. Acertando você vai entrar em um outro menu, parecido ou igual o abaixo:

Vá até: apply update from ADB com as teclas de volume e confirme apertando Power (novamente e apertando e soltando, não segure). Volte para o prompt de comando e digite:
adb sideload UL-ASUS_T00F-WW-2.22.40.54-user.zip e confirme com enter

Aguarde alguns minutos. Deve começar aparecer uma contagem progressiva no prompt de comando: Aguarde completar 100%, após isso vai começar a carregar no celular. Após terminar, vai começar no celular, ao final deve apresentar a mensagem: Install from ADB complete. Caso dê erro, ou não reconheça o celular, baixe e instale os drivers abaixo do ADB:

ADB drivers  E tente novamente o comando.

Nesse momento já pode mexer novamente no menu, então vá até: wipe data/factory reset e confirme com Power. Não pule essa parte ou ficará em loop infinito! Aguarde ele fazer a limpeza. Quando terminar, vá até: reboot system now

Aguarde seu celular carregar na versão final do Kit Kat, esse tempo demora em torno de 8min. Ai é configurar normalmente e começar a usar.

Obs.: Caso queira pode ir depois e atualizar para a versão final do Lollipop (78).


Abraços e sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário