quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Xposed no Zenfone 5: versão Lollipop 3.24.40.78

Alguns colegas me perguntam como instalar o Xposed na versão do Lollipop 78 (3.24.40.78) de forma que não de problemas. Após pesquisas em fóruns e recolhendo alguns arquivos (créditos no final do tutorial), fiz alguns testes e ao meu ver o correto para a instalação é seguir um conceito muito básico, uma ordem sequencial de instalação. Então caso tenha interesse e continue a execução faça por conta e risco, não nos responsabilizamos por mal uso ou qualquer problema que venha ocorrer, informo também que só foi testado na ultima versão do Lollipop disponibilizado pela Asus.
Para a versão WW-3.24.40.87, siga o tutorial >> Xposed para WW-3.24.40.87

Abaixo descrevo o que pode ocorrer e o que vai precisar:

Depuração USB e Root, Bootloader desbloqueado e TWRP (no processo estará sendo disponibilizado os arquivos que utilizei).
Pode ocorrer: Loop Infinito (pode, não é que vai acontecer).
Então primeira coisa a fazer é baixar os arquivos que devemos instalar, no link abaixo do Download, que é um arquivo .RAR, contém:
1 – Arquivo para root
2 – Arquivo para desbloqueio de bootloader
3 – Arquivo para TWRP
4 – Arquivo ZIP para Xposed e APK do Xposed baixar no link >> Arquivos Instalação Xposed
Agora com o arquivo baixado, extraia em algum lugar de fácil acesso. Ao extrair a pasta estará com os arquivos iguais ao do print abaixo (ao extrair é possível que o antivírus fale que contenha vírus, porém não é verdade, se esse for seu caso desative temporariamente o antivírus, o problema é que o o arquivo de bootloader é um executável que altera o sistema do celular, e o antivírus detecta como ameaça):


Temos que garantir a execução de todos os passos, para que assim não entre em loop infinito e minimizar as chances que isso ocorra.
Vamos começar de um a um, na ordem, caso você já tenha o root, bootloader desbloqueado e TWRP pode pular os passos, caso deseje até a instalação do Xposed, mais abaixo nesse tutorial.
Conecte o celular no computador que agora vamos começar pra valer!!

1 – Na pasta que extraiu tem dois arquivos chamados:XposedInstaller_3.0_alpha4.apk e xposed-v75-sdk21-x86.zip, copie os dois para a pasta interna ou para o cartão SD do celular (sugiro cartão SD).
Após copiar localize o arquivo XposedInstaller_3.0_alpha4.apk pelo gerenciador de arquivos do celular, e clique para instalar (caso não esteja habilitado instalação de fontes desconhecidas habilite! Para isso vá em: Configuração/Segurança e marque fontes desconhecidas.
Clique em instalar e aguarde terminar, quando terminar, não clique em ABRIR, clique apenas na opção Concluído. Só vamos abrir no final do tutorial, após a instalação do arquivo xposed-v75-sdk21-x86.zip que será pela TWRP.
Abaixo prints da instalação. Então agora siga para o passo 2.



2 – Instalar o root e ligar depuração USB (Veja tutorial detalhado aqui):
Ligue a depuração USB no celular, caso não saiba siga os passos: Vá até Configurações>>Sobre>>Informações de software> e clique 7 vezes seguidas em “Número de versão”. Feito isso, volte para configurações e clique em “Opções de desenvolvedor” e marque “Depuração USB”. Se exibir uma mensagem na tela do seu celular pedindo permissão, aceite.
No arquivo que baixou e extraiu e ficou a pasta com nome Xposed, tem nela outra pasta chamada: Root
Entre nessa pasta e execute o arquivo Root.bat
Seu celular deve desligar e religar sozinho, então seja paciente e deixe o processo seguir por si só! Quando ele religar já estará com root ativo! Abaixo as telas que aparecem no celular e na janela de comando informando que começou e executou com sucesso o root:



3 – Desbloqueio de bootloader
Na mesma pasta (Xposed) existe outra com nome: Unlock Bootloader
Entre nessa pasta e execute o arquivo: Bootloader-UNLOCK_RELOCK.exe
E siga o procedimento, pra mim foi na seguinte ordem (prints com a tela de comando abaixo):
Primeiro teclei 1 e confirmei (porque estava com celular ligado e depuração ativa), celular desliga e para no Droidboot.
Segundo teclei 1 e confirmei (porque queria desbloquear o bootloader), começa a efetuar o processo e o celular vai reiniciar algumas vezes, aguarde até aparecer as opções de escolha na janela de comando.
Terceiro teclei X e confirmei (porque já foi desbloqueado).
Nessa parte deixe o celular do jeito que está e vá para o passo de instalação da TWRP que é a próxima etapa!!



4 – Instalando o TWRP
Ainda na pasta Xposed, temos outra com nome: TWRP, segure a tecla Shift e clique com o botão direito do mouse sobre essa pasta, e vá em: Abrir janela de comando aqui.
Vai abrir uma janela de comando, digite nessa janela o comando:

fastboot flash recovery new-twrp-z5-sbinsh-0109_2338.img

Aguarde terminar que é rápido. Agora no celular, e com as teclas de volume navegue até a opção: Recovery e confirme com o botão Power.
Aguarde reiniciar, você estará na TWRP.
Prints das sequências abaixo. E deixe onde está e pule para próximo passo.
Como informado lá no inicio do tutorial, agora vamos instalar o arquivo ZIP do Xposed.



5 – Instalando o ZIP do Xposed (flash).

Agora que está na tela do TWRP no celular, clique na opção Install (caso clique e não vá, aguarde alguns segundos porque as vezes o touch demora a iniciar no TWRP).
Localize o arquivo xposed-v75-sdk21-x86.zip e clique em cima (caso esteja aparecendo a pasta do celular, para mudar para o cartão SD clique em Select Storage).
Deslize para o lado direito a seta que aparece para instalar e aguarde terminar.
Se você está na versão 78, pode reiniciar ao terminar clicando em Reboot System
Após confirmar o Reboot deixe o celular reiniciar sozinho, o boot após a instalação vai demorar, e ele ainda vai otimizar os apps! Deixe ele fazer tudo, eu sei que você é paciente e entende que isso é fundamental! Leva de 10 a 20 min, dependendo da quantidade de apps!



Prontinho, agora poderá abrir o Xposed e instalar seus módulos.
Uma dica que dou e que antes de instalar módulos, procure saber se o mesmo está ok no Zenfone, instalar um modulo não compatível pode brickar o aparelho, então use com moderação!!



FONTE: ZenfoneBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário