sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Zenfone 5 - Rodando Pokemón Go com Root!

Lembrando que o tutorial é APENAS para Zenfone 5, e que não tenha problema com bootloader desbloqueado.

Com as ultimas atualizações do jogo Pokemón Go, rodar com root não estava mais sendo possível. Isso é ruim para quem precisa realmente usar o root, seja por necessidade de aplicativo ou ainda para fins de desenvolvimento, esse é o intuito do post, e não vou comentar e nem falar a respeito de utilizar qualquer tipo de trapaça no jogo.
O processo a seguir que vou explicar é aplicável apenas para Zenfone 5 e utilizando a rom stock do Lollipop, para as versões de final 52, 60, 78 ou 87 (arquivos de kernel diferentes).
A montagem do tutorial somente foi possível devido ao membro/colaborador/desenvolvedor do fórum XDA  dgadelha, que disponibilizou o kernel funcional para que funcione o processo, o link do post que ele disponibiliza segue no link >>> Post Dgadelha Magisk

Observações Importantes:

Se você tem problema com bootloader desbloqueado, NÃO siga o processo, pois é preciso manter o bootloader desbloqueado.
Sugiro que instale a rom Stock que mais gostar do Lollipop, e atualize todos os aplicativos antes de continuar.
Haverá travamentos aleatórios do celular, após efetuar as mudanças quando for atualizar aplicativos. Se isso ocorrer, deixe ele desbloquear e reiniciar sozinho por algumas vezes até atualizar o aplicativo. Não encontrei forma de reverter isso até a data de criação desse tutorial.
Sempre faça por conta e risco, lembre-se que não me responsabilizo por mal uso das dicas aqui contidas, seja por falta de interpretação, por intervenção divina, por alienígenas, por algum Pokemón, ou qualquer que seja a entidade envolvida.

O que precisa para começar?
1 - Estar com alguma rom stock do Lollipop instalada, sem root, Eu sugiro a 78, que tem o tutorial de instalação aqui no blog, e pode ser visto aqui >>> Versão Lollipop 78
2 - Bootloader desbloqueado e TWRP (Disponibilizo script para ambos nos arquivos do próximo item)
3 -  Os arquivos para instalação, baixar no link >>>  Arquivos Magisk Zenfone 5

Mãos a obra!

A partir desse ponto, levo em consideração que você já tenha instalado a rom stock e baixado os arquivos.
Seguindo nesse principio, pegue o arquivo que você baixou de nome: Magisk.rar e extraia em algum lugar de fácil acesso.
Dentro dessa pasta, copie somente os arquivos abaixo listados para dentro do seu celular, eu sugiro algum lugar de fácil acesso e no cartão de memoria (se tiver), pois depois teremos que localizar esses arquivos. São eles:


Desligue após copiar os arquivos acima e coloque o seu celular em modo de bootloader/droidboot e conecte no PC/Notebook (Famoso desligar e ligar segurando Power e Volume +).
Dentro da pasta que você baixou e extraiu tem um script de nome: 1 - Desbloqueio_bootloader e TWRP.bat, execute esse script para iniciar o desbloqueio de bootloader e instalação do TWRP.
Ao terminar de rodar o script citado acima, vai continuar no bootloader, deixe o celular conectado e temos agora que instalar o kernel customizado. Nesse caso, tem um script para cada versão stock do lollipop, então escolha o script referente a sua versão, conforme cito abaixo e execute:

V52_Kernel.bat para stock 3.23.40.52
V60_Kernel.bat
para stock 3.23.40.60
V78_Kernel.bat
para stock 3.24.40.78
V87_Kernel.bat
para stock 3.24.40.87

Lembrando que execute apenas a referente a sua versão!! Prontinho, depois de terminar a execução do script, pegue o celular que ainda deve estar no bootloader/droidboot e escolha: Recovery ou Recovery Mode para ir até o TWRP.

Vamos instalar os arquivos que faltam, então no TWRP escolha INSTALL, se você colocou os arquivos no cartão SD clique em Storage e mude para micro SD, localize o local que colocou os arquivos.
Clique em cima para instalar, sendo que deve instalar na ordem abaixo:
Magisk-v6-T00F.zip
Magisk-module-template.zip
phh-superuser-17-magisk.zip

Tanto faz você efetuar um a um, ou colocar em fila no TWRP, desde que siga a ordem.
Após a instalação dos 3 arquivos acima, reinicie indo em HOME e depois Reboot e por fim System.
Aguarde o sistema reiniciar (pode demorar um pouco, coisa de 10 a 15 min).
Ao carregar o sistema nesse momento está com o Kernel Custom instalado e também Root ativado, porém sem os gerenciadores, então temos que instalar os aplicativos. Pelo gerenciador de arquivos do celular, vá onde copiou os arquivos anteriormente e instale os apks abaixo que copiou para dentro do celular (habilite a instalação de fontes desconhecidas):

phh.superuser.apk
Magisk_Manager_v1.2.apk
AutoMagisk v1.0.apk


Após instalar os 3 aplicativos, vamos explicar como vai fazer para usar o Pokemon Go.

Como deve ter visto, o aplicativo: Magisk Manager gerencia quando quer deixar o root ativado ou não, se você abrir ele (se pedir acesso root, de permissão, sendo sempre permitir), vai ter a imagem abaixo, onde mostra que o root está ativo:


Então se for usar o Pokemon Go essa parte deve estar desativada, então mude para ficar igual a imagem abaixo (se pedir acesso root, de permissão, sendo sempre permitir root):


Nesse ponto você já pode abrir o Pokemon Go e usar, porém eu notei que algumas vezes ele falha e da erro, como fazer para que fique 100% de certeza que vai se logar, use o Auto Magisk, abra o aplicativo (se pedir acesso root, de permissão, sendo sempre permitir root):


Localize o Pokemon Go e marque conforme print abaixo, e pode fechar o aplicativo (se pedir acesso root, de permissão, sendo sempre permitir root).


Isso vai fazer com que ao executar o Pokemon Go, automaticamente desabilite o root. E como ter certeza? Simples, quando o simbolo # aparecer na barra de notificação informando que o root foi desativado, é porque deu certinho, como pode ver nos prints abaixo:

  


Prontinho, agora você pode jogar o Pokemon Go, e ter root no celular.
Uma ultima dica, sempre que for parar de jogar, faça o logoff do jogo, assim você poderá ver que o root foi desabilitado, porque algumas vezes demora a desabilitar e você tenha que reiniciar o aplicativo do Pokemon GO, ok? Então Jogou, vai parar, faça Logoff.

P.S.: Já tentei em algumas roms custom, e não funcionou, somente na stock, conforme informado.

Abraços e sorte,
Alex Luna.